
Érica Neves derrotou as fake news de campanha e se elegeu com 53,08% dos votos.
Foto divulgação de campanha
Primeira mulher eleita para a presidência da OAB ES assume em 2025
A advogada Érica Neves foi eleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB-ES) para o triênio 2025-2027, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo em 92 anos de existência da seccional. Encabeçando a chapa “A OAB que você quer” (Chapa 10), Érica venceu com 53,08% dos votos, em um pleito que registrou a maior participação da história da advocacia capixaba, com 86,82% de adesão dos advogados habilitados. Essa foi também a primeira eleição realizada de forma totalmente online pela entidade.
Érica, formada pela UFES e especialista em Direito do Estado e do Consumidor, destacou-se anteriormente como Secretária-Geral Adjunta da OAB-ES e presidente de comissões voltadas à fiscalização e defesa das prerrogativas da advocacia. Durante a campanha, enfrentou desafios como ataques virtuais e a disseminação de fake news, mas manteve o foco em propostas de maior transparência, fortalecimento da classe e resgate da união entre os advogados.
Ao lado de sua diretoria, que inclui Carlos Augusto da Motta Leal (vice presidente) e outros membros com perfis diversos, ela prometeu priorizar a valorização da advocacia, a aproximação com instituições públicas e melhorias na transparência da gestão. A posse ocorrerá em 2025, marcando um novo capítulo na história da OAB-ES.